Pré-Festival de Moquecas promete atrair turistas a Canavieiras

Uma delícia de promoção
Arquivo

A Associação de Pescadores, Marisqueiras e Moradores da Atalaia (Apema), com o apoio da Prefeitura de Canavieiras, irá realizar no próximo domingo (7), o Pré-Festival de Moquecas 2016, na sede da associação, localizada no bairro da Atalaia. Um público estimado em 300 convidados – em sua maioria turistas -  está sendo aguardado para apreciar os 40 tipos de moquecas preparados pelas marisqueiras da Atalaia.

Segundo o vice-presidente da Apema, Anderson Costa, no dia do evento, o bar da associação estará aberto a partir das 10 da manhã, servindo casquinha de siri como acompanhamento das bebidas. O buffet começa a ser servido às 12h30min e  encerra às 15 horas. Os acompanhamentos são para todos os gostos: Arroz comum, feijão, arroz de camarão, farofa de camarão, pirão, tortas de marisco, risotos e outros quitutes.

Informa Anderson Costa, quase 200 quilos de pescado entre peixes, mariscos, camarões, ostras, sururus e caranguejos foram capturados pelos pescadores da associação e serão manipulados pelas suas esposas, as marisqueiras da Atalaia, somente no dia do pré-festival. “Tudo fresco e preparado pelas verdadeiras especialistas no assunto, que harmonizam as texturas e sabores em combinações únicas”, disse Anderson.

Na opinião do presidente da Apema, Almir Santos Glória, o evento atrai a atenção de organizações afins e das organizações de comunicação do Sul e Extremo Sul da Bahia. Uma das finalidades do Pré-Festival de Moquecas é alertar os participantes e moradores dessas regiões a importância ecológica e ambiental que os manguezais, os rios e o mar têm para a cadeia produtiva desses biomas. De modo geral, as comunidades dessas áreas têm como fonte de renda a agricultura familiar de subsistência e a criação de pequenos animais, além da pesca.

Reforço - Este ano, atividades de pescaria e mariscagem ganharam agilidade com a ajuda dos barcos pesqueiros doados pela Bahia Pesca à associação. As embarcações foram doadas pela Bahia Pesca à Apema, por solicitação do prefeito Almir Melo, com o objetivo de facilitar a ampliar as atividades dos pescadores e marisqueiras do bairro da Atalaia.

Além de ser utilizados na pesca em mar, os equipamentos que estão à disposição dos associados da Apema transportam as marisqueiras para os locais piscosos. Segundo o presidente Almir Glória, agora, os associados da Apema contam com equipamentos importantes na lida do dia a dia. “Ganhamos melhores condições para trabalharmos com dignidade”, disse Almir Glória.

A Apema possui atualmente um quadro de associados de 120 pessoas e se encontra em fase de expansão. Destaca o presidente Almir Glória, que o apoio dado à comunidade da Atalaia pela Prefeitura, vem proporcionando novas condições de trabalho e de vida para os moradores do bairro, a exemplo da doação das embarcações.